Referências cruzadas

Referências cruzadas funcionam da seguinte forma: usa-se o \label para criar uma referência, passando o nome dela como argumento. Para se referir a ela, basta usar o comando \ref, passando o nome da referência. O comando \pageref recebe o nome da referência como argumento e imprime a página dela.

O que é armazenado na referência depende de onde a referência é criada. O documento abaixo mostra isso na prática:

\documentclass{book}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage[brazilian]{babel}
\usepackage{lipsum}

\begin{document}
    \chapter{Capítulo qualquer}\label{capitulo-qualquer}
        \lipsum[1-3]

    \section{Seção qualquer}
        Essa é uma citação de Einstein: ``A paz não pode ser mantida pela força.
        Isso só pode ser conseguido pela compreensão''.\label{citacao-einstein}

    \chapter{Qualquer outro capítulo}
        No capítulo \ref{capitulo-qualquer}, há uma citação do Einstein na seção
        \ref{citacao-einstein}, na página \pageref{citacao-einstein}.
\end{document}

Se você compilar uma vez e ver duas interrogações no lugar das referências, você precisa apenas compilar o seu documento mais uma vez.

Perceba que, na primeira referência, foi impresso o número do capítulo, e na segunda foi impresso o número da seção. Isso aconteceu porque é impresso o número da estrutura mais interna, mais específica, onde a referência se encontra. Como na primeira referência, a estrutura mais interna é o capítulo, é o número dele que é impresso. Já na segunda referência, apesar dela também estar dentro do mesmo capítulo que a primeira, a estrutura mais interna é a seção, então foi o número dela que foi impresso.

Referências cruzadas são excelentes para que o seu leitor possa encontrar alguma coisa que você citou e está no seu documento com mais facilidade. É muito bom que o LaTeX acompanhe mudanças que ocorrem com a referência de forma automática. Isso facilita muito a manutenção do seu documento e é algo que encoraja a criação de referências cruzadas. Se você fizer essas referências de forma manual, com certeza a manutenção do seu documento será muito mais difícil, principalmente se ele tiver muitas referências.

Fazendo esse processo de forma manual, as mudanças não são acompanhadas. Então, se você referenciar uma imagem ou qualquer outra coisa que está na página 2, por exemplo, e a página mudar, você tem que mudar o número da página manualmente. Isso, além de ser chato, é muito fácil de se esquecer.

Se você quiser referenciar uma tabela ou uma imagem, você deve colocar o label exatamente depois do caption.

\section{Seção qualquer}
    Essa é uma citação de Einstein: ``A paz não pode ser mantida pela força. Isso só pode ser conseguido pela compreensão''.
    \label{citacao-einstein}

    \begin{figure}[!h]
        \includegraphics[scale=0.5]{natureza.png}
        \caption{Ambiente natural}\label{ambiente-natural}
    \end{figure}