Hierarquia

Nesse tutorial, você verá os comandos usados para organizar o seu documento de forma hierárquica. É possível organizar o seu documento em partes, capítulos, seções e subseções. Cada um desses elementos tem uma função e um comando para inseri-lo. Veja quais são esses elementos abaixo, ordenados em nível hierárquico decrescente:

  • Parte: é o elemento que está no nível mais alto da hierarquia. É como se fosse uma unidade, que você vê em alguns livros, principalmente aqueles que você já deve ter usado na escola. Uma parte pode ter múltiplos capítulos subordinados a ela. Para inserir uma parte, basta usar o comando \part{Nome da parte}.
  • Capítulo: pode estar subordinado a uma parte (mas nem sempre). Para inserir um capítulo, basta usar o comando \chapter{Nome do capítulo}.
  • Seção: uma seção pode conter múltiplas subseções. Para inserir uma seção, use o comando \section{Nome da seção}.
  • Subseção: está subordinada a uma seção. Pode ter subseções de 2º nível subordinadas a ela. É criada pelo comando \subsection{Nome da subseção}.
  • Subseção de 2º nível: está subordinada a uma subseção. É o nível hierárquico mais baixo. É criada pelo comando \subsubsection{Nome da subsubseção}.

Nem todas as classes de documentos suportam todos esses elementos estruturais. Exemplo: você pode usar capítulos em um livro, mas não pode usá-los em um artigo.

Essas estruturas são especialmente úteis para organizar documentos grandes. Exemplo: um livro com muitas páginas. Usar essas estruturas é muito importante para que você consiga gerenciar o seu documento com mais facilidade e também para que os leitores do documento encontrem o que procuram mais facilmente.

O exemplo abaixo mostra todos os elementos inclusos, com exceção da subseção de 2º nível (não foi incluída apenas para não deixar o documento muito complexo desnecessariamente).

\documentclass[a4paper,10pt]{book}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage{lmodern}
\usepackage{lipsum}
\usepackage[brazilian]{babel}

\begin{document}
    \part{Mamíferos}
        \chapter{Gato}
            \section{Siamês}
                \subsection{Hábitos}
                    \lipsum[1-3]
                \subsection{Características físicas}
                    \lipsum[3]
        \chapter{Cachorro}
            \lipsum[2-4]
    \part{Répteis}
        \chapter{Jacaré}
            \lipsum[5-7]
\end{document}

O pacote lipsum é usado no exemplo para gerar textos apenas para ocupar espaço. O nome do pacote vem do Lorem Ipsum, usado para esse fim em diversos tipos de conteúdo (tais como sites, revistas e artigos), de forma provisória. Note que o pacote disponibiliza um comando homônimo para geração do texto. Ele pode gerar até 150 parágrafos de texto, e recebe um argumento opcional no qual você pode indicar os parágrafos que você quer que sejam impressos.