Cabeçalho e Rodapé

O LaTeX tem uma formatação padrão para o cabeçalho e o rodapé dos documentos. No entanto, é possível customizar ambos usando o pacote fancyhdr (de fancy header). Apesar do nome do pacote dar a entender que ele só tem a ver com o cabeçalho, ele também pode ser usado para customizar o rodapé. Para customizar um cabeçalho ou rodapé usando esse pacote, a primeira coisa a fazer é usar o comando \fancyhf. Esse comando limpa os cabeçalhos e os rodapés.

Depois de usar o \fancyhf, o próximo passo é usar o comando \fancyhead para customizar o cabeçalho e o comando \fancyfoot para customizar o rodapé. O comando \fancyhead contém um argumento obrigatório, que é o texto do cabeçalho, e um argumento opcional, que é o que determina a posição e a condição para que o cabeçalho seja desenhado. Nele, você pode usar as letras L (left, ou esquerda, em português), R (right, ou direita, em português) e C (center, ou centro, em português) para determinar a posição do cabeçalho, além de E (even, ou par, em português) ou O (odd, ou ímpar, em português) para determinar se o cabeçalho deve ser mostrado apenas em páginas pares ou ímpares.

Por fim, para que os cabeçalhos e rodapés personalizados sejam exibidos, é necessário colocar o comando \pagestyle. O documento abaixo inclui um cabeçalho personalizado centralizado:

\documentclass{book}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[T1]{fontenc}
\usepackage[brazilian]{babel}
\usepackage{lipsum}
\usepackage{fancyhdr}
\fancyhf{}
\fancyhead[C]{Cabeçalho}
\pagestyle{fancy}

\begin{document}
    \chapter{Nosso capítulo}
        \lipsum[1-10]
        \lipsum[1-10]
    \chapter{Nosso segundo capítulo}
        \lipsum[1-10]
        \lipsum[1-10]
\end{document}

Se você compilar o documento, verá que o cabeçalho da primeira página de capítulos não mudou. Na verdade, nem há cabeçalho nessas páginas. Isso é normal. Esse comando muda apenas o cabeçalho das páginas "comuns". Mas dificilmente isso será um problema para você, porque é pouco provável que você precise colocar algum cabeçalho na primeira página dos seus capítulos.

Redefina o cabeçalho das páginas pares, colocando o cabeçalho delas na esquerda:

\fancyhead[LE]{Cabeçalho}

Coloque também o cabeçalho das páginas ímpares na direita:

\fancyhead[RO]{Cabeçalho}

Como os dois cabeçalhos tem o mesmo texto, eles poderiam ser especificados juntos, separados por uma vírgula:

\fancyhead[LE, RO]{Cabeçalho}

O \fancyfoot segue a mesma lógica do \fancyhead:

\fancyfoot[LE, RO]{Rodapé}

Embora até agora tenham sido usados textos literais no cabeçalho e no rodapé, o mais comum é usar um comando do LaTeX, como \leftmark, que exibe os dados do capítulo, \rightmark, que exibe dados da seção e \thepage, que imprime o número da página. Exemplo:

\fancyhead[C]{\leftmark}
\fancyfoot[C]{\thepage}

O comando \pagestyle foi usado com o valor fancy no último documento. Ele deve ser usado depois que forem feitas alterações no cabeçalho e no rodapé. Esse comando tem quatro valores nativos:

  • empty: sem cabeçalho nem rodapé.
  • plain: sem cabeçalho, e com o número da página centralizado no rodapé.
  • headings: sem rodapé. O conteúdo do cabeçalho é contextual. Ele pode conter dados de capítulos, seções e / ou subseções, além do número da página.
  • myheadings: Sem rodapé. Para esse estilo, é necessário definir o cabeçalho usando o comando \markright{Cabeçalho} para definir o cabeçalho em páginas de lado direito e \markboth{Cabeçalho da página de lado esquerdo}{Cabeçalho da página de lado direito} para definir os cabeçalhos de páginas de lados esquerdo e direito.

Tem também o comando \thispagestyle, que tem as mesmas opções e comportamento do \pagestyle, exceto pelo fato que ele só se aplica à página em que se está.

Também é possível modificar a linha horizontal do cabeçalho e desenhar uma no rodapé. Para fazer isso, é só redefinir os comandos que definem a espessura da linha horizontal do cabeçalho e do rodapé, que são os comandos \headrulewidth e \footrulewidth, respectivamente. Exemplo:

\renewcommand{\headrulewidth}{1pt}
\renewcommand{\footrulewidth}{0.5pt}

Não se esqueça de usar esses comandos antes do comando \pagestyle.