Encoding

Compile o documento abaixo:

\documentclass[a4paper,10pt]{article}

\begin{document}
    Olá, mundo!
\end{document}

Quando você olhar o documento resultante da compilação, verá que o "á" não está aparecendo. Isso é porque a encoding (codificação) atual não suporta caracteres com acento, til e outros caracteres similares. Para suportar esses caracteres, você precisa usar dois pacotes: inputenc e fontenc. Altere o documento anterior incluindo esses pacotes no preâmbulo:

\documentclass[a4paper,10pt]{article}
\usepackage[utf8]{inputenc}
\usepackage[T1]{fontenc}

\begin{document}
    Olá, mundo!
\end{document}

Se você compilar o documento novamente, notará que agora os acentos aparecem normalmente. Isso é por conta da inclusão do pacote inputenc. Ele permite definir a encoding que será usada no conteúdo. É uma boa ideia usar utf8, que é um encoding que suporta caracteres com acento e outros caracteres do tipo, e é a encoding mais usada no mundo, por conta de flexibilidade, amplo suporte a idiomas, dentre outros motivos. Caso o acento não apareça com o utf8, tente latin1. Porém, ele só é recomendável se o utf8 realmente não funcionar.

O pacote fontenc é necessário por outro motivo: para que os acentos e caracteres especiais do documento sejam pesquisáveis. Quando se usa a encoding T1, uma fonte de bitmap é usada. Isso é ruim por vários motivos. Para que isso não aconteça, adicione o pacote lmodern ao seu preâmbulo.